Para que servem as folhas de estilo(CSS)?

Com isto é possível voltar a suportar browsers antigos que antes estavam condenados por não conseguirem ler a informação sem perdas. Com a informação toda armazenada no HTML (estrutura), a apresentação (estilo) seria uma camada a mais, alterando a disposição do texto, cores, etc. mas sem afetar a estrutura essencial da informação. Isto permite que uma página tenha vários estilos e use scripts (programas embutidos) para decidir qual carregar (em função do browser e da plataforma).
Isto é muito menos trabalho que fazer uma página para cada browser e plataforma, pois a atualização é feita apenas no HTML. Também, com isso, é possível ter uma folha de estilos especial somente para impressão, onde haveria informações de quebra de páginas, etc. (este recurso não faz parte da versão 1 do CSS). 


Controle absoluto da aparência da página. 
É algo que não se tem com o HTML. Pode-se usar tabelas, GIFs invisíveis de um pixel e mais uma dúzia de "macetes" mas não se consegue fazer o texto fluir suavemente em volta de uma imagem irregular, por exemplo. Além do mais, quanto mais sofisticada a técnica, mais difícil é de codificar e mais "sujo" fica o código, o que o torna mais sujeito a erros. Com CSS, pode-se colocar uma imagem em qualquer lugar da página (até fora dela), usando técnicas de posicionamento absoluto ou relativo. Pode-se escolher a posição exata da imagem de back-ground e fazê-la combinar com algo no foreground. As dimensões e posições são exatas e dadas em unidades conhecidas no mundo da tipografia como pixels, pontos, paicas, milímetros. 
Páginas mais leves 
Com folhas de estilo é possível criar muitas páginas com um layout sofisticado que antes só era possível usando imagens, tecnologias como Flash ou applets Java. Estas páginas eram sempre mais pesadas, pois precisavam carregar imagens, componentes, programas. Com CSS é possível definir texto de qualquer tamanho, posicioná-lo por cima de outros objetos, ao lado ou por cima de texto e conseguir efeitos sofisticados a um custo (banda de rede) baixo. É pos-sível ainda importar fontes (que o usuário talvez não tenha). 
Manutenção de um grande site 
Uma folha de estilos serve para toda uma coleção de páginas, podendo ser usada para dar um estilo consistente a todo o site. Sendo aplicada em separado da informação e estrutura, não precisará ser atualizada todas as vezes em que a informação for mudada. A página pode ser atualizada em um editor HTML ou gerador de HTML simples, sem recursos de cor ou alinhamento, e ser formatada na hora em que for carregada pelo browser. É possível também fazer o contrário: mudar o estilo sem alterar a informação, como ter uma página que sempre carrega com um estilo diferente. 
O uso das folhas de estilo depende da boa estrutura do HTML. A linguagem CSS (é uma linguagem declarativa) trabalha com os elementos tratando-os como "objetos". Cada parágrafo,    é um objeto. Objetos podem ser agrupados de várias formas. A cada objeto ou grupo de objetos podem ser atribuídas propriedades de estilo definidas em regras. Por exemplo, considere a seguinte regra: "todo objeto P da classe 'editorial' será azul, terá tamanho de 12 pontos, espaçamento duplo, alinhamento pela direita e usará a família de fontes Arial, ou, se esta não existir, Helvetica, ou então a fonte sem-serifa default do sistema". Um arquivo CSS com apenas a regra acima conteria o texto:


style="text-align: justify;"> P.editorial {color: 0000ff; font-size: 12pt; line-height: 24pt; text-align: right; font-family: arial, helvetica, sans-serif} 
Se a folha de estilos acima for aplicada a uma página que possua parágrafos rotula-dos com o nome "editorial" (atributo 'CLASS=editorial'), eles serão formatados de acordo com as propriedades especificadas se o browser suportar CSS. Se o browser não suportar CSS, a estrutura será mantida (embora a aparência não seja a ideal) e o usuário conseguirá ter acesso à informação estruturada, mesmo em um meio de visualização mais limitado. 
Quando se usa CSS, são poucas as modificações necessárias no HTML. Não são neces-sários novos descritores ou extensões. No exemplo acima, teremos que incluir apenas um atri-buto a mais (o atributo CLASS, do HTML 4) classificando os parágrafos que fazem parte do nosso 'editorial' (parágrafos que tem uma função diferente dos demais). 
A grande vantagem das folhas de estilo é a preservação da estrutura do HTML e um controle muito melhor do autor sobre a sua aparência na tela do usuário final. Uma página deverá aparecer da melhor forma possível tanto num PowerPC sofisticado como naquele IBM PCXT 4.77MHz rodando o Lynx for DOS. O primeiro utilizará todos os recursos gráficos determinados pelas folhas de estilo. O segundo as ignorará, mas preservará a estrutura e a in-formação.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!


Postagem Anterior Próxima Postagem