Regras Básicas de CSS - Regras, declarações e seletores

A estrutura dos estilos é bastante simples. Consiste de uma lista de regras. Cada regra possui um bloco, entre chaves ({ e }), de uma ou mais declarações aplicáveis a um ou mais seletores. Um seletor é algo no qual pode-se aplicar um estilo. Pode ser um descritor HTML, uma hierarquia de descritores ou um atributo que identifique um grupo de descritores. Uma folha de estilos consiste de uma ou mais linhas de regras, da forma:

seletores { declarações }
As regras podem estar dentro de um arquivo de texto (ISO Latin1 ou ASCII 8-bit) com extensão ".css" ou embutidas em um arquivo HTML (as várias maneiras de aplicar estilos a um arquivo HTML serão vistas na seção seguinte).
Um exemplo de folha de estilos com apenas uma regra foi mostrada na seção anterior:
H1 {font-size: 48pt}
Nesta regra, H1 é o seletor e {font-size: 48pt} é o bloco da declaração, que estabele-ce um tamanho de fonte (prop. font-size) para todos os objetos (parágrafos) marcados com

.
As declarações são feitas usando a sintaxe:
propriedade: valor
Observe que se usa dois-pontos (:) e não igual (=) para aplicar um valor a uma proprie-dade. Pode haver mais de uma declaração de estilo para um seletor. Isto pode ser feito em ou-tro bloco. Cada linha acrescenta ou sobrepõe declarações feitas em linhas anteriores:
H1 { font-size: 24pt } H1 { color: blue } H1 { font-size: 18pt }
No trecho acima, o texto marcado com

será azul e terá tamanho de 18pt porque a regra H1 { font-size: 18pt } ocorreu depois da regra H1 { font-size: 24pt }




Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!


Postagem Anterior Próxima Postagem